O processo de Inspeção Final de um Painel Elétrico é de suma importância para que a empresa possa assegurar a qualidade do produto que está entregando, e que quando liberado, o Painel Elétrico esteja de acordo com as especificações técnicas exigidas pelo cliente e em conformidade com as normas que regem o seguimento. Ao mesmo tempo, a alta competitividade entre as empresas estimula grandes disputas pela liderança de mercado, aumentando ainda mais a importância de se entregar um produto com alto nível de confiabilidade.
Caso uma Inspeção Final seja falha, existe grande possibilidade do produto enviado apresentar problemas, em muitos dos casos, ocasionando danos irreparáveis para o cliente final, sem mencionar na impressão negativa da credibilidade da marca.
A inspeção final de um painel elétrico deve reunir as características críticas do produto, seguindo uma rotina de testes e certificações conforme as normas técnicas do seguimento, tais como, Teste Dimensional/Visual, Teste Continuidade, Teste Aderência/Pintura, Teste Espessura de Camada, Teste Funcional, Teste Resistência de Isolamento, Teste Tensão Aplicada e Grau de Proteção (IP).
Tantos os testes convencionais quanto os específicos, exigidos por uma ET (Especificação Técnica), devem ser devidamente comprovados e registrados através de um Relatório de Qualidade, que deverá ser incorporado ao Sistema da Gestão da Qualidade e disponibilizado ao cliente final. Desta forma a empresa garante que todas as etapas sejam verificadas, permitindo que as irregularidades e o não cumprimento dos padrões estabelecidos sejam identificados e tratados internamente. Isso gera maior confiabilidade, aumento da qualidade do produto, e por consequência, a satisfação dos clientes.
Fica a dica, sucesso sempre!
Por:
Kenety Costa
Executivo de Vendas