No artigo anterior, falei sobre o começo de uma obra, desde a etapa de entendimento de uma necessidade, passando pela etapa de levantamento e estudo de soluções, elaboração de projetos e por último as etapas de contratações.
Com a contratação finalizada e com pedido em mãos, começam os grandes desafios em conjunto entre a empresa contratante e a empresa contratada, entender e planejar estes desafios são fundamentais para se obter sucesso no final da obra, sendo desde o atendimento total do escopo, como também a realização com os custos previstos na fase de orçamentos, até a realização da obra dentro da performance orçada. Mas mesmo que estes desafios sejam cumpridos com excelência, tudo será em vão se a atenção não estiver voltada ao que considero o pilar mais importante da obra, a segurança. Qualquer acidente ou incidente, pode colocar todo trabalho da equipe e do cliente por água abaixo, podendo em muitos casos embargar uma obra, perdendo tempo e dinheiro com investigação do acidente/incidente, causar mal-estar, desconfiança e descredito da equipe, o que na frente pode reduzir o desempenho e até mesmo nos piores casos causar um dano irreparável ao trabalhador acidentado.
Seguindo o processo, nesta fase são elaborados os cronogramas junto ao cliente, definido as equipes de frente de trabalho, gestão de contratação de mão-de-obra qualificada, integrações de segurança dos novos colaboradores, reciclagem dos treinamentos de segurança, apresentação do escopo, gestão de compras de materiais, reuniões de KICK, elaboração dos documentos de segurança de trabalho, bem como APR, ASTT, permissões de trabalho ou qualquer outro nome utilizado para estes documentos.
Passada está primeira etapa que antecede a mobilização, toda equipe participa de uma integração no cliente ou no local da obra, onde são passadas as equipes as particularidades da empresa, como por exemplo rotas seguras, telefones, ramais e sirenes de emergência, procedimento de descarte de materiais, procedimentos específicos de cada uma das áreas. O objetivo desta integração, é passar todas informações necessárias para que a equipe realize suas atividades com segurança, e saiba se portar diante de uma situação especifica da empresa.
Com toda equipe integrada, com toda documentação entregue ao RH do cliente e equipe por fim liberada, iniciam-se as mobilizações de containers, equipamentos, materiais, insumos de obra e, por último, o início da obra.