Na última quinta-feira, dia 10 de novembro, aconteceu o Dia Mundial da Qualidade. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que em 1990 colocou de forma permanente no calendário, sempre na segunda quinta-feira do mês de novembro, uma data voltada a essa comemoração.
O CQI (Chartered Quality Institute), órgão oficial para profissionais de qualidade, tem como objetivo enfatizar a importância de alguns temas, promovendo mais conscientização e engajamento dos colaboradores nas organizações. Para o ano de 2022, o tema definido para esse ano foi “A Consciência de Qualidade: fazendo a coisa certa.”
Fazer a coisa certa quando se fala de qualidade é avaliar o processo de ponta a ponta, de modo que as ações tomadas realmente reflitam de forma positiva para todas as partes interessadas. Não há como fazer o certo ignorando alguma parte interessada! Na prática, seria avaliar os cenários em três grandes públicos, de forma a atender cada um deles: a empresa, o planeta e todas as partes interessadas.
Fazendo a coisa certa nas empresas
Para as organizações, o foco principal é a lucratividade do negócio, mas para que isso aconteça, existem alguns fatores que precisam ser observados, como por exemplo a garantia de processos bem estruturados, o clima organizacional, o atendimento às legislações e regulações e o engajamento dos colaboradores.
O tema proposto pelo CQI vem ao encontro de todos esses pilares. Uma vez que a empresa incorpora a cultura da qualidade, todo seu fluxo de oferta de produtos e/ou serviços passa a funcionar de forma padronizada e consciente. Gerando assim bons resultados.
Fazendo a coisa certa pelo planeta: Sustentabilidade
Um ponto cada vez mais importante é sobre o relacionamento e a conscientização com o meio ambiente. Vivemos em uma época em que somente o lucro ou produtos de boa qualidade não cabem mais.
A forma como nos relacionamos com o planeta precisa ser repensada, fazer o consumo consciente de recursos e buscar que as empresas ofereçam cada vez mais produtos ou serviços de maneira sustentável.
Fazendo a coisa certa para as partes interessadas: Colaboradores, Fornecedores e Clientes
A cultura da qualidade quando bem aplicada e incorporada na organização, ultrapassa barreiras. Por isso, quando criamos um ambiente favorável que abraça essa cultura, observamos os resultados positivos por toda a cadeia que compõe o negócio. É importante que cada parte interessada que completa o ciclo produtivo perceba as ações da qualidade, seja no produto ou serviço ofertado.
Para que isso aconteça é preciso trazer temas voltados à qualidade, não somente no Dia Mundial da Qualidade, mas de forma permanente. Assim, aquela sensação de dever cumprido ou no caso “de fazer a coisa certa” será algo natural e gratificante.
A DBTEC mantém a atenção no Foco do Cliente e desta forma assegura o desenvolvimento de produtos e soluções com Qualidade Total e pleno atendimento de suas necessidades. Desde 2010, a DBTEC possui o certificado ISO 9001, mais um diferencial que se complementa com os demais e garante que a necessidade do cliente será solucionada com excelência.
Por: Rafael Borges – Analista da Qualidade da DBTEC.