O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho é comemorado todos os anos desde 27 de julho de 1972, após a regulamentação a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e as publicações das Portarias 3236 e 3237, que instituíram o “Programa Nacional de Valorização do Trabalhador – PNVT” e o “Serviço Especializado em Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho” respectivamente.
Coube a Fundacentro planejar a execução de um programa durante os anos de 1973 e 1974, para a formação e especialização de mais de 14.000 profissionais de engenharia de segurança, medicina do trabalho e técnicos em nível médio e universitário.
Esse foi o começo da formação dos profissionais de segurança no trabalho do Brasil, desde então temos uma crescente ação na conscientização em relação a segurança do trabalhador, treinamentos, DDS, análise de riscos, CIPA, SIPAT, diversas palestras, estudos científicos e vídeos que são realizados todos os dias com o propósito de conscientizar os trabalhadores, empregadores, serviço público e a sociedade de modo geral para a prevenção de acidentes no trabalho.
Os números de acidentes e doenças relacionados ao trabalho ainda são muito altos, e muitos destes acidentes remetem em fatalidades de trabalhadores brasileiros, a conscientização de todos torna-se a cada dia mais urgente e necessário, principalmente com o objetivo de zerar os acidentes de trabalho no Brasil.
Os dados de doenças e acidentes relacionados ao trabalho no Brasil apontam números relevantes, de acordo com a BVS – Biblioteca Virtual em Saúde – foram registrados 1.324.752 casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho entre os anos de 2007 e 2017. Abaixo alguns números:
Acidentes de Trabalho
· 703.193 Acidentes de trabalho graves;
· 466.137 Acidentes de trabalho por exposição a material biológico;
· 50.841 Intoxicações por exposição a substâncias químicas relacionadas ao trabalho.
Doenças relacionadas ao Trabalho
· 77.732 Casos de LER/Dort;
· 8.607 Casos de transtornos mentais;
· 6.645 Casos de perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR);
· 6.554 Casos de dermatose ocupacional;
· 3.810 Casos de pneumoconiose;
· 1.233 Casos de câncer ocupacional. (Proporcionalmente, os casos de câncer ocupacional tiveram o maior aumento de número de casos, apresentando um incremento de 3.800%.)
Na última semana, a DBTEC realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT – com o tema Vida & Saúde, assuntos como a segurança no trabalho, a importância de se manter saudável tanto fisicamente quanto emocionalmente para desempenhar seu trabalho da melhor maneira, além de promover um desafio a atividade física para todos os colaboradores.
A DBTEC tem a Segurança como um dos seus valores, trabalha incansavelmente para diminuir os riscos na produção de Painéis Elétricos, Sinalizadores de Obstáculos e na prestação de Serviços Eletromecânicos, afim de proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para seus colaboradores.