Segundo a NFPA (National Fire Protection Association) avalia-se que 10% dos incêndios que acontecem estão associados as falhas do sistema elétrico, como falha de terminais, isolamento elétrico e componentes relacionados. A Lei de Regulamentos de Eletricidade no Trabalho de 1989, a Lei de Saúde e Segurança no Trabalho de 1974 e a BS 7671 (Regulamentos de Fiação IEE 17ª Edição conforme alterada) sugerem que a infraestrutura elétrica seja mantida e testada regularmente para garantir a conformidade com as diretrizes de segurança.
A Termografia em Painéis Elétricos é um teste realizado para observar potenciais riscos nos equipamentos, utilizando a luz infravermelha esse teste pode identificar cargas desequilibradas, conexões ruins, isolamento deteriorado ou quaisquer outros problemas em componentes energizados sem que haja a necessidade de desmontá-los.
Problemas como esses podem levar ao aumento dos custos de manutenção, possibilidade de falhas catastróficas do equipamento e uso excessivo de energia, resultando em interrupções não programadas de serviço, danos ao equipamento e outros problemas.
Mas por que o teste de termografia em Painéis Elétricos é tão importante?
A realização de um teste termográfico infravermelho destacará problemas com a infraestrutura elétrica sob carga, durante todo o processo de teste, essas áreas se manifestarão com temperaturas anormais mostradas na câmera de imagem térmica, além disso, as falhas podem fazer com que os operadores fiquem expostos a circuitos elétricos ativos, o que os torna propensos a ferimentos graves ou até mesmo a morte por eletrocussão. Ao detectar conexões de alta resistência e repará-las, a probabilidade de quebra dos fios elétricos e componentes relacionados será reduzida.
Outros benefícios de encontrar e reparar essas falhas são, a eficácia de custos que vem da conservação de energia e redução na taxa de desligamento e reparo. A alta resistência nos circuitos causa um aumento no fluxo de corrente, assim, quando o fluxo de corrente é aumentado, o consumo de energia resultante aumentará. Um grande consumo de corrente pode fazer com que componentes do circuito elétrico tenham danos severos e entrem em colapso prematuramente, como disjuntores, fusíveis e transformadores. Essas falhas resultam em interrupções de negócios resultantes e maiores custos de manutenção e reparo.
Os testes termográficos em Painéis Elétricos podem gerar grandes benefícios para a operação, são eles:
– Indica se os componentes e o sistema foram instalados corretamente e não estão danificados;
– Reduz o tempo de inatividade;
– Reduz o risco de falha do equipamento;
– Aumenta a segurança;
– Melhora a confiabilidade do sistema em geral;
– Reduz a exposição de responsabilidade dos instaladores;
– Melhora o desempenho do sistema elétrico;
– Determina se os componentes e sistemas operam corretamente e atendem à intenção do projeto;
– Determina se os componentes e sistemas estão em conformidade com as especificações do projeto;
– Economiza-se em manutenção corretiva.
O final do ano é um excelente período para programar suas paradas de manutenção, a DBTEC conta com uma equipe especializada em manutenções preventivas, desde o planejamento até a execução.
Por:
Robson Palomaro
Coordenador da Central de Orçamentos da DBTEC