+55 12 3642 9006

Todos os posts

Sistema Flare é um dispositivo de segurança e possui necessidade de Sinalização Aeronáutica especial

Atualizado: 28 de abr. de 2021

O Sistema Flare é um dispositivo de segurança que garante o escape e a queima de gases em instalações industriais como refinarias, produtos químicos e processamentos de gás natural. Esta queima é um processo controlado e monitorado e geralmente ocorre no topo de um equipamento verticalizado. Esse processo evita que situações de anormalidades, como pressão no interior das linhas e equipamentos, ultrapassem os valores máximo admissível de operação.

Um Sistema Flare pode ser implantado tanto em uma planta on-shore como off-shore, normalmente é formado por três componentes, chaminé (stack), selo (seal) e queimador (tip) e alguns componentes auxiliares, a operação consiste em conduzir o gás por uma tubulação vertical, na qual na ponta se queima o gás, formando uma chama oscilante de grande intensidade de calor.

Em uma planta industrial, o Flare é um equipamento pouco divulgado, mas fundamental para a segurança da planta e principalmente para o meio ambiente, cada Flare tem seu próprio projeto, adaptado as condições que deva atender.

· Flare de Vapor Assistido – São projetados para eliminar os gases mais pesados de resíduos que têm uma maior tendência a gerar fumaça.

· Flare de Ar Assistido – Tem uma maior eficiência para queimar gases mais pesados e também pode ser empregada em locais onde o vapor pode não estar disponível.

· Sonic Flare – Usados quando o volume de gás residual a ser queimado é de um nível extremo, utiliza uma elevada pressão de vapor de gases residuais.

Como essa queima gera muito calor e a emissão de gases pode ser prejudicial para o meio ambiente, os Sistemas Flare são normalmente instalados em grandes alturas, isso gera riscos para o trafego de aeronaves, necessitando assim, de um sistema de balizamento aeronáutico específico para esse tipo de aplicação.

Há mais de 22 anos atuando no mercado de sinalização aérea, a DBTEC é uma das empresas pioneiras na fabricação de sinalizadores ou balizadores aeronáuticos no Brasil, possui mais de 41.000 sinalizadores instalados pelo mundo e em diferentes aplicações, incluindo os produtos específicos para o balizamento aeronáutico de chaminés com o Sistema Flare.

Os sinalizadores DBTEC para chaminés contam com algumas características específicas, que atendem todas as normas de segurança para este tipo de aplicação, inclusive a nova regulamentação do COMAR, PORTARIA Nº 1.424/GC3, de 14 de DEZEMBRO de 2020.

O suporte é fabricado em alumínio para aguentar a ação do tempo, é leve e possui uma barreira isoladora para suportar grandes temperaturas, o conjunto óptico de LED permite um baixíssimo consumo de energia de apenas 30W e de alta durabilidade, possui intensidade luminosa de 2.000cd na cor vermelha e foi projetado para ser visualizado a grandes distâncias sem ofuscar a vista de quem no solo circula, além de um sistema de sincronismo via GPS que possibilita que todas as balizas instaladas acendam e apaguem de forma simultânea e sincronizada, dispensando a utilização de infraestrutura e cabos de controle interligados entre elas, o que reduz o custo de instalação.

Os balizadores são desenvolvidos com tecnologia de ponta, a garantia dos Sinalizadores de Obstáculos da DBTEC é de um ano, mas a vida útil estimada é de 20 anos. Além disso, o atendimento diferenciado e uma equipe de suporte técnico dedicada, faz com que a DBTEC seja constantemente solicitada para discutir e especificar as adequações de balizamento aeronáutico em chaminés, flares, caixas d`águas e outras estruturas verticais existentes e que se encontram fora das normativas nacionais, assim como para participar nas definições de novos projetos e implantações.

Saiba mais entrando em contato com a DBTEC!

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes