+55 12 3642 9006

Todos os posts

Painéis Elétricos para Equipamentos de Movimentação de Cargas contam com a qualidade DBTEC

São diversas as aplicações destes equipamentos para movimentação de carga, tais como Talhas, Pontes Rolantes e Pórticos, dentre elas o uso massivo nas indústrias de modo geral, armazéns, mineração, Portos e também em Usinas Hidrelétricas, nas quais estes possuem a principal função de auxiliar na implantação e manutenção dos gigantes geradores e seus diversos equipamentos e acessórios. Na indústria as pontes rolantes são usadas geralmente para transportar os produtos como bobinas de chapas, vergalhões, dentre tantos outros produtos e cargas. Nos Portos, são utilizados para carregamento e descarregamento de navios, containers etc.

Embora muitas vezes sejam vistos como equipamentos auxiliares, existem tecnologias e sistemas modernos para que eles operem com cada vez mais eficiência e especialmente Segurança. Sistemas de sincronismo, anticolisões, rádio frequência, redundância e assim por diante. O fato é que precisam ser Seguros!

São equipamentos que podem variar de uma pequena capacidade de carga como 1ton por exemplo, até 1.000ton ou mais. Portanto, imaginem só, se ao suspender uma carga de 800ton ocorrer algum evento de não a suportar e esta carga começar a descer. Por estas e muitas outras razões todo o conjunto mecânico, assim como o elétrico e automação precisam estar devidamente calculados e projetados para o perfeito funcionamento.

A DBTEC possui em seu portifólio de produtos e soluções, engenharia e tecnologia para estas aplicações.

“São diversos projetos e escopos dos quais já participamos empregando nossos Painéis Elétricos e também nossos serviços de instalação, manutenção e muita modernização em diversos setores como os quais foram narrados acima.” Diz o executivo de negócios Vitor Amadei.

Os Painéis Elétricos, de Média e Baixa Tensão, em sua expressiva maioria Painéis Elétricos de Baixa Tensão, Controle e Automação, contam com diversos dispositivos de segurança e objetiva trazer performance unida a uma operação muito segura aos clientes. Além da proteção e medição na entrada de energia e outros diversos componentes, estes painéis recebem também PLCs, Modens, Switches, Sistemas Anticolisões e de Rádio Controle, o que permite controlar as Pontes Rolantes e Pórticos tanto da cabine do operador quanto através de um controle remoto operado no chão de fábrica por exemplo. Alguns exemplos de componentes e tecnologias:

· Inversores de frequência para movimentação dos motores de elevação principal, direção e translação;

· Encoders;

· Sistemas de ancoragem;

· CLPs;

· Sistemas de rádio controle;

· Sistemas anticolisão;

· Sistemas de frenagem e regeneração de energia;

· Sistemas antivibradores e diversos outros.

Além de toda engenharia aplicada, há que se observar e cumprir todas as normas vigentes, em geral estes equipamentos utilizam a norma “NBR 8400 – Cálculo de Equipamentos para Elevação e Movimentação de Carga”, assim como as NRs, como NR11, NR12 e NR10.

A DBTEC segue com compromisso de entregar a melhor solução, sempre com o objetivo de elevar o nível de eficiência dos projetos e Segurança, e assim garantir a alta disponibilidade e confiabilidade nos processos do cliente.

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes