+55 12 3642 9006

Todos os posts

Os desafios da Adequação NR-10 em Quadros e Painéis Elétricos de grande complexidade

A Norma Regulamentadora NR-10, tem como objetivo estabelecer as condições mínimas para segurança do trabalhador com medidas preventivas e/ou com soluções de controle, mantendo íntegra a saúde do profissional que trabalha direta ou indiretamente com eletricidade.

A complexidade da norma NR-10 é alta, devendo ser atendida em todas as etapas de um trabalho que tenha o envolvimento de pessoas com eletricidade, desde o projeto até a construção, instalação, montagem e operação. Sendo assim, há necessidade de que as empresas avaliem suas instalações elétricas, principalmente empresas com plantas mais antigas, com objetivo de ajustar as instalações e oferecer segurança aos seus colaboradores, e terceiros.

Partindo desta necessidade, a fim de garantir a segurança do trabalhador e isentar a empresa de qualquer responsabilidade civil e criminal, é extremamente necessário que as empresas façam a análise de suas instalações, e caso necessário faça a adequação. Para estarem adequadas a NR-10, as empresas devem tomar ações coletivas e individuais para assegurar a saúde e integridade dos funcionários.

Adequação NR-10 em Quadros e Painéis Elétricos

Para a adequação NR-10 dos Quadros e Painéis Elétricos, há necessidade de uma equipe especializada capaz de atender com rapidez e exatidão a intervenção no Painel Elétrico que será adequado a norma, visto que geralmente são painéis críticos que alimentam prédios e máquinas produtivas. Cada intervenção gera custos adicionais às empresas, devido a tempo de parada e disponibilidade de áreas e máquinas, desta forma a velocidade e a precisão da adequação é primordial para evitar e reduzir custos e prejuízos.

Seguindo as diretrizes de um relatório e laudo de inspeção, é necessário que se faça identificação de todo o Quadro ou Painel Elétrico antes de iniciar a intervenção. Identificar e organizar os cabos, sinalizar as áreas de risco, identificar componentes, colocar barreiras em locais energizados onde pessoas podem ter contato direto com as partes energizadas do Painel Elétrico, são algumas ações que devem ser tomadas previamente e que podem evitar qualquer tipo de acidente durante a adequação.

Durante a intervenção no Painel Elétrico, algumas medidas são fundamentais para que o serviço seja realizado com extrema segurança. É necessário contar com dispositivos de segurança que façam o desligamento imediato e permitam o bloqueio contra o religamento do painel em caso de emergência, além de sinaleiros que identificam se o painel está ou não energizado. Após a conclusão do serviço, também há a necessidade de fornecer os diagramas atualizados conforme a adequação.

Com 23 anos de experiência em projetos, montagem, instalação e manutenção de Quadros e Painéis Elétricos, a DBTEC está presente em grandes paradas de manutenção e já realizou diversas adequações NR-10 nas indústrias da região e diversas localidades do Brasil, são grandes projetos realizados com mão de obra especializada, altíssimos níveis de segurança e acuracidade nas adequações e em prazo. Já somam mais de 4.000 Quadros e Painéis Elétricos que receberam intervenções de adequação a norma NR-10 realizados pela DBTEC nos mais variados segmentos e clientes.

Conte com a Segurança e Confiabilidade DBTEC!

Por: Otávio Valente, Executivo de Vendas da DBTEC

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes