+55 12 3642 9006

Todos os posts

Os benefícios da geração de energia fotovoltaica para todos os setores da sociedade

Graças a posição geográfica privilegiada do Brasil, com condições favoráveis de incidência do sol praticamente o ano todo, a geração solar, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, torna-se um investimento viável e uma das melhores alternativas para aliviar os impactos das bandeiras tarifárias na conta de luz.

Os benefícios da energia solar estão presentes de diversas maneiras na sociedade, pois seus atributos vão além da redução na conta de luz e da proteção ambiental. Esse setor é uma grande locomotiva econômica e social, com forte geração de emprego e renda, aumento de competitividade do setor produtivo, atração de capital privado e alívio no orçamento.

Também se destacam os atributos elétricos e energéticos de se utilizar a energia fotovoltaica, especialmente da geração distribuída, como postergação de investimentos em novas linhas de transmissão, alívio na operação do sistema elétrico e redução do uso de termelétricas fósseis, mais caras e mais poluentes.

O setor fotovoltaico no Brasil segue seu crescimento constante, em 2020 a instalação de sistemas solares cresceu cerca de 70%, atingindo um total de 7,5 gigawatts em potência operacional total no país, somados desde os sistemas de grande porte até as pequenas e médias instalações. Este valor representa mais da metade da potência total da Usina Hidrelétrica de Itaipu, por exemplo.

Este avanço foi um reflexo dos investimentos diretos de consumidores de todos os portes em suas casas, empresas e propriedades rurais, inclinados a reduzir custos na conta de energia elétrica. A DBTEC é um exemplo desta realidade, desde o início de 2020 a fabricação de Painéis Elétricos e Sinalizadores de Obstáculos Aeronáuticos na sede da empresa em Pindamonhangaba é totalmente alimentada por energia fotovoltaica, produzida pela própria usina instalada no telhado da fábrica.

A geração de energia solar requer uma instalação simples e de ótimo tempo de retorno no investimento em relação a vida útil estimada do sistema (mais de 25 anos), além de poder ser utilizada em substituição de energia elétrica de fontes convencionais, aumentando a segurança, a autonomia, a liberdade de escolha e a previsibilidade dos custos.

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes