+55 12 3642 9006

Todos os posts

O setor industrial é o termômetro da economia e a principal engrenagem para o crescimento do país.

Como muitas grandes economias do mundo, o Brasil se sustenta em três principais pilares, a agricultura, o setor terciário (que engloba comércio e serviços) e o setor industrial, responsável por cerca de 25% do PIB nacional. Apesar da força econômica do país ser bem dividida nesse sentido, o setor industrial está mais fortemente ligado a fatores importantes, como geração de empregos, câmbio, investimentos, importação e exportação.

O setor industrial é um grande termômetro da nossa economia. Dependendo de sua performance pode avançar, regredir ou estacionar. O setor gera empregos anualmente, mas a sua maior importância está no desenvolvimento econômico, a produção do setor industrial é um dos mais importantes alicerces da evolução da sociedade em diversos países, e por aqui não é diferente.

Das maiores indústrias brasileiras destacam-se:

· Setores de energia;

· Mineração;

· Química;

· Automotiva;

· Bens de consumo (indústria alimentícia e de bebidas).

Outros setores como a produção de máquinas, têxteis, fertilizantes, eletroeletrônicos e equipamentos de telecomunicação também fazem parte da composição de uma indústria diversificada e de forte presença nas importações e exportações.

Por ser uma atividade que gera milhares de empregos, algumas regiões mais industrializadas do Brasil são mais desenvolvidas. Nas regiões Sul e Sudeste, a indústria é uma das principais atividades, no Sul existe um número alto de indústrias de médio e pequeno porte, já na região Sudeste, onde concentra a maior parte da população brasileira, a produção industrial é diversificada e possui índices altos de exportação e o estado de São Paulo é considerado o maior parque industrial da América do Sul.

Na região do Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo, desde 2012 as indústrias são responsáveis por 73% dos investimentos confirmados pela PIESP (Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo), nesse período, a região acumula 295 empreendimentos confirmados. Em 2021 a região começou o ano com um saldo positivo de 838 postos de trabalhos ocupados no primeiro trimestre, marca que não era alcançada desde 2010.

A DBTEC tem orgulho de ser uma indústria brasileira, desde 1998 trabalha produzindo Sinalizadores de Obstáculos e Painéis Elétricos, sempre com foco no desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, são 22 anos de constante evolução e comprometimento com as pessoas!

“Fui contratado pela DBTEC quando tinha apenas 18 anos, desde então a empresa me deu total suporte para que eu pudesse evoluir como profissional, mas principalmente como pessoa. A DBTEC é uma empresa que vive intensamente os seus valores, e é impossível não ser contagiado pelo espírito de toda a empresa. Na minha trajetória, consegui construir o meu caminho, trabalhei na produção, passei pela área de inspeção até chegar na central de orçamentos. Hoje, chego ao departamento comercial para ser executivo de vendas da empresa que me deu a primeira oportunidade de trabalho. Sou muito grato por tudo que a DBTEC me proporcionou, espero continuar evoluindo e prosperando sempre!” Disse Otávio Valente, atual executivo de vendas da DBTEC.

Na semana da Industria, a DBTEC deseja muito sucesso a todos os profissionais que fazem do setor industrial a engrenagem que move o nosso país para frente!

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes