+55 12 3642 9006

Todos os posts

Global Wind Day é comemorado hoje e ressalta a importância da Energia Eólica para o mundo

Hoje, dia 15 de junho, é comemorado o Global Wind Day, conhecido no Brasil como Dia Mundial do Vento, essa data foi criada para conscientizar as pessoas da importância da Energia Eólica para o mundo.

A Energia Eólica é uma energia que provém do vento, é produzida pela transformação da energia cinética do vento em energia elétrica. Essa transformação é realizada por uma turbina eólica, também chamada de aerogerador, o vento movimenta as pás e faz girar o rotor, que transmite a rotação ao gerador, que, por sua vez, converte essa energia mecânica em energia elétrica.

A energia produzida pelos ventos é totalmente renovável porque não se esgota, é limpa pois não produz resíduos nem emite gases do efeito estufa, responsáveis pela intensificação do aquecimento global. Devido às suas vantagens, é considerada uma alternativa à energia produzida por combustíveis fósseis, que são poluentes, e à energia hidrelétrica, cujos impactos ambientais e os custos são maiores.

Há mais de cinco anos, a Energia Eólica despontou como a principal fonte de energia renovável para mover o desenvolvimento energético do país, dentro do cenário nacional, a Energia Eólica corresponde hoje como a segunda maior fonte de energia elétrica, ficando atrás apenas da energia gerada pelas usinas hidrelétricas. Com capacidade instalada crescendo a cada ano, hoje essa capacidade corresponde a 18 GW dentro do território brasileiro, com 3,4 GW ainda em construção.

Nós da DBTEC sentimos muito orgulho em comemorar este dia, pois fazemos parte da cadeia de fornecimento de energia eólica no Brasil e no mundo, fornecendo para 5 das 6 maiores montadoras de aerogeradores de energia eólica do planeta.

Mais do que pertencer, o principal legado da DBTEC dentro da cadeia de fornecimento de energia eólica, é contribuir para a redução das emissões de gás carbônico (CO2), cujos valores atualizados pela ABEEÓLICA – Associação Brasileira de Energia Eólica – é de 22.900.000 Toneladas por ano.

Por fim, desejamos que neste dia 15 de junho os bons ventos continuem soprando forte e gerando cada vez mais energia eólica para beneficiar toda a sociedade, enquanto estes ventos soprarem, a DBTEC aproveitará de forma sustentável e estará em linha com as mudanças necessárias que o futuro já mostra para a matriz energética do Brasil e do mundo, entregando diversas soluções para este setor (Sinalizadores de Obstáculos Aeronáuticos – Balizas, Painéis Elétricos e Chicotes Elétricos)!

Por José Messias, Consultor SGQ ISO9001

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes