+55 12 3642 9006

Todos os posts

Estar em conformidade com as normas de segurança é fundamental para minimizar os riscos de acidentes

A falta de conscientização em relação aos perigos que a eletricidade apresenta, a não realização de todos os ensaios e testes em equipamentos elétricos e a escolha por produtos mais baratos e sem certificação, fazem com que as instalações elétricas sejam uma das principais causas de acidentes de trabalho na indústria.

Os perigos dessa negligência são vários, desde danos ao patrimônio da empresa e possíveis prejuízos com a paralização de equipamentos e máquinas, até o risco à vida do trabalhador, que ficam vulneráveis a choques e queimadoras que podem até levar a morte.

Hoje, no Brasil, estima-se que 70% dos Painéis Elétricos comercializados não atendem todas as normas que estão em vigor, o principal motivo que contribui para que não existam muitos Painéis Elétricos certificados no país é a falta de conhecimento do usuário final, que procura, na maioria das vezes, preço mais acessível. Para se produzir Painéis Elétricos certificados e ensaiados é necessária uma engenharia e equipe técnica especializada e treinada, montadores capacitados, processos claros e bem definidos, além de parcerias fortes e atualizadas. Estes requisitos elevam a segurança dos equipamentos produzidos e também a segurança aos profissionais e instalações do cliente.

Existem duas normas atualmente em vigor no Brasil para Painéis Elétricos certificados: a ABNT NBR IEC 60439 – que deixará de ter validade no final do ano de 2021 – e a ABNT NBR IEC 61439 – que foi publicada em 2016 e, após um período de adequação de cinco anos, passará a ter obrigatoriedade de conformidade no ano de 2022.

O objetivo das normas é estabelecer um parâmetro técnico e condições mínimas para o perfeito funcionamento do produto, além disso, servem para garantir a confiabilidade do sistema, a segurança das pessoas e do patrimônio da empresa e a continuidade do serviço, já que exigem testes rigorosos para verificação de seu funcionamento nas etapas de fabricação e montagem.

A DBTEC é referência nacional em fabricação e montagem de Painéis Elétricos e Instalações Eletromecânicas, todos os painéis fabricados saem da fábrica devidamente testados e certificados, tudo com a supervisão da própria equipe de engenharia do cliente. Há 11 anos a DBTEC possui a certificação ISO9001 de qualidade, o que garante a máxima confiabilidade dos processos e dos produtos fabricados.

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes