+55 12 3642 9006

Todos os posts

Dia do Eletricista – Uma homenagem ao profissional que trabalha para iluminar nossas vidas!

O Dia do Eletricista, celebrado em 17 de outubro, é uma homenagem a todos os profissionais que se dedicam a cuidar das instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Para atuar nessa área, é necessário ter formação técnica e conhecimentos de segurança.

Desde que a eletricidade foi descoberta, ela passou a ser indispensável no cotidiano, está presente em lâmpadas, eletrodomésticos e até nos aparelhos eletrônicos. Atualmente, é quase impossível viver sem ela, e o eletricista tem uma função essencial para que tenhamos acesso à energia de forma segura e eficiente.

O trabalho de um eletricista envolve a instalação, testes e manutenção de sistemas elétricos para que possam ter um desempenho totalmente seguro e eficiente, tendo conhecimento para instalar da melhor forma ou consertar problemas com a eletricidade de um local. Para isso, os profissionais podem se especializar em elétrica, eletrotécnica, manutenção e outras áreas correlatas. Suas tarefas são executadas em parceria com engenheiros e técnicos.

O mercado de trabalho sempre oferece oportunidades de emprego para eletricistas, já que sempre há projetos em curso, além da necessidade de manutenção das instalações, especialmente em indústrias, que contam com uma grande necessidade de energia elétrica para manter o funcionamento de suas operações.

Quem quer atuar como eletricista precisa conhecer as normas de segurança para garantir tanto um trabalho seguro, quanto tranquilidade para os contratantes durante e após a conclusão dos serviços ou da obra. Isso porque sua função é de alto risco de acidentes tanto pela rede elétrica quanto por quedas. Por isso, é sempre necessário utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) para evitar acidentes mais graves, especialmente quando se trata da instalação e monitoramento de circuitos elétricos tanto na construção civil quanto em indústrias.

Mexer com eletricidade é estar constantemente exposto a perigos, risco de contato com elementos energizados e incêndio. Por isso, todo profissional que lida com eletricidade precisa ser treinado em primeiros socorros e na utilização de equipamentos de combate a incêndios.

Portanto, o papel do eletricista vai além de levar energia em nossas casas, empresas e ruas. Seu trabalho envolve trazer o desenvolvimento para as cidades e fazer o dia a dia das pessoas seguirem com toda qualidade.

A DBTEC valoriza todos os seus colaboradores, mas nesta data especial, faz uma homenagem a todos os eletricistas, não só da empresa, como do mundo inteiro, que de alguma forma, trabalham com muita energia para, dentre tantas outras coisas, iluminar nossa jornada.

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes