+55 12 3642 9006

Todos os posts

DBTEC oferece soluções para aumentar a eficiência energética das instalações industriais

De acordo com os dados preliminares do Boletim InfoMercado da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), o mês de maio registrou alta de 1,9% no consumo de energia elétrica no país em relação ao mesmo período do ano passado.

O Mercado Regulado (ACR) consumiu cerca de 65% do total, o que corresponde a um aumento de 2,5% no comparativo anual, os outros 35% foram comercializados no Mercado Livre (ACL), que apresentou volume 0,9% maior do que em 2021. Caso seja desconsiderada a migração de novas cargas para o ACL nos últimos doze meses, o mercado regulado teria crescido 4%. Já o livre teria uma redução de 1,8%.

Além da movimentação de consumidores entre os ambientes de contratação, a geração solar distribuída também impacta o desempenho do ACR, diminuindo a demanda do SIN (Sistema Interligado Nacional). Sem esse tipo de tecnologia, o mercado teria apresentado crescimento de 4,3%.

A CCEE também tem dados sobre o consumo em 15 setores que adquirem energia no mercado livre. No comparativo anual, os destaques ficaram por conta do ramo de serviços, que liderou o ranking na primeira quinzena, com alta de 11,1%, reflexo da recuperação do setor. A indústria de madeira, papel e celulose teve acréscimo semelhante, de 10,9%.

Na avaliação da CCEE, no caso da indústria de madeira, papel e celulose, um dos principais motivos é que as empresas dessa área estão operando na capacidade máxima para atender a demanda internacional, uma vez que a produção europeia foi impactada pela guerra na Ucrânia. Entre os setores que registraram queda estão a fabricação de veículos, com recuo de 10,4%, o ramo têxtil, com redução de 8,6%, e químicos, com queda de 5,3%.

Com aumento da demanda de consumo de energia, a DBTEC oferece soluções capazes de modernizar e adequar as redes elétricas industriais. Desde Retrofit em Painéis Elétricos e soluções em eficiência energética, até a fabricação de Painéis Elétricos com analisadores de energia, correção de fator de potência e outros. Além disso a DBTEC conta com uma equipe especializada em engenharia de campo capaz de apoiar o cliente e ofertar as melhores soluções para instalações elétricas obsoletas.

Precisando de soluções para melhorar a eficiência energética do seu negócio? Conte com a confiabilidade DBTEC!

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes