+55 12 3642 9006

Todos os posts

DBTEC amplia seu portfólio de Painéis Elétricos para o setor de Mineração

No último mês de agosto a DBTEC finalizou o fornecimento de mais um importante escopo para o setor de Mineração, setor que avança cada vez mais dentro da Engenharia de Painéis Elétricos da empresa. A solução apresentada contemplou projeto, fabricação, ensaios e toda operação de transporte até o cliente.

Foram apenas 30 dias corridos entre projeto, aquisição de material e fabricação do Centro de Controle de Motores Inteligente (CCMi) que foi desenvolvido para controlar 9 unidades de separadores eletromagnéticos com refrigeração hidráulica de uma unidade de extração mineral em Ouro Preto-MG.

O Painel Elétrico CCMi de corrente nominal de 3.200A, corrente de curto circuito 25kA, tensão nominal 380VAC e compartimentação 4a – separação entre o barramento de entrada e saída e unidades funcionais – foi produzido totalmente em conformidade com as normas vigentes, inclusive NR10.

O projeto foi pensado para a instalação de 18 drivers (inversores e conversores) em campo e contou com partidas diretas em gavetas extraíveis e relés inteligentes, manoplas com bloqueio para a abertura das portas com dispositivo de manobra na posição ligada e outros dispositivos de segurança. Para atender a NR12, os níveis de tensão de comando foram respeitados e instalados relés de segurança. Tudo em conformidade com a norma ABNT NBR IEC 61439-1:2016.

Com 21 colunas e pesando 12 toneladas, este Painel Elétrico também contou com um olhar especial da engenharia, voltada ao transporte da DBTEC até a Mineradora, montagem e instalação em campo. Foi realizada a separação das colunas pensando na armazenagem e na sequência de montagem do CCMi na planta do cliente, tudo visando a facilidade, agilidade e confiabilidade no momento da instalação e comissionamento.

“Todos estão elogiando a pontualidade e qualidade do serviço DBTEC.” Disse o engenheiro eletricista Coordenador de projetos elétricos e automação do cliente.

Além disso, esse foi mais um projeto entregue no prazo! Todo o cronograma foi cumprido no prazo estabelecido em acordo com o cliente, a execução do projeto seguiu exatamente o que estava no projeto inicial, elevando ainda mais os números de OTD – On Time Delivery – importante indicador (KPI) do Sistema de Gestão da Qualidade.

Conte com a Confiabilidade DBTEC!

CCMi – Centro de Controle de Motores inteligente

ABNT NBR IEC 61439-1:2016 – Conjuntos de manobra e comando de baixa tensão Parte 1: Regras gerais

NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes