+55 12 3642 9006

Todos os posts

Como funcionam as Usinas Hidrelétricas

A usinas hidrelétricas são formadas por um conjunto de equipamentos que utiliza a força das águas de um rio para produzir eletricidade, essa força é proporcionada pela vazão do rio e pela concentração dos desníveis existentes ao longo de seu curso, que podem ser naturais, construídos na forma de barragens ou por meio do desvio do rio de seu leito natural para a formação de reservatórios.

De forma resumida, a água que é armazenada no reservatório é canalizada e conduzida para as grandes turbinas, o fluxo dessa água faz com que as turbinas girem e acionem os geradores que irão produzir a eletricidade. Dessa forma, há uma transformação da energia hídrica, proveniente do movimento da água, em energia elétrica. Depois de convertida em energia elétrica, os transformadores aumentam a tensão dessa energia, permitindo que ela possa viajar pelos fluxos de transmissão e chegar aos estabelecimentos que precisem dessa energia.

Os sistemas de uma usina hidrelétrica são compostos por:

• Barragem – Interrompe o ciclo natural do rio, criando um reservatório de água.

• Sistema de Captação de Água – Levam a água até a casa de força através de túneis, canais e condutores.

• Casa de Força – Onde encontram-se as turbinas que convertem a energia cinética do movimento da água em energia elétrica.

• Canal de Fuga – Restitui a água ao leito natural do rio.

• Vertedouro – Permite a saída de água caso o nível do reservatório ultrapasse os limites recomendáveis, o que normalmente ocorre em períodos de chuva.

Apesar da energia hidrelétrica ser considerada uma fonte de energia renovável e a maior fonte de energia elétrica do Brasil, o relatório da Aneel aponta que sua participação na matriz elétrica mundial é pequena e está se tornando ainda menor. Segundo o relatório, esse desinteresse crescente seria resultado dos pontos negativos decorrentes da implantação de empreendimentos deste porte.

A energia gerada na usina hidrelétrica é limpa?

Apesar de ser considerada uma fonte de energia limpa, a geração de energia hidrelétrica contribui para a emissão de dióxido de carbono e metano, dois gases que intensificam o aquecimento global. A emissão de gás carbônico (CO2) se dá devido à decomposição das árvores que permanecem acima do nível da água nos reservatórios, e a liberação de metano (CH4) ocorre quando a água atinge as turbinas da usina, a diferença na pressão causa a liberação do metano para a atmosfera.

A DBTEC produz Painéis Elétricos para a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil, são produtos eficientes e que garantem alta confiabilidade operacional. Além dos Painéis Elétricos a DBTEC também está presente nos serviços de instalação e montagens eletromecânicas em diversas Usinas do país.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes