+55 12 3642 9006

Todos os posts

Com o apoio do Sebrae, DBTEC promove palestra sobre finanças pessoais à todos os colaboradores

A DBTEC, em parceria com o Sebrae de Guaratinguetá, realizou na última quarta-feira, dia 06, uma palestra sobre Inteligência Financeira e Organização das Finanças Pessoais para os colaboradores da empresa, um assunto de extrema importância para qualquer pessoa.

A palestra foi ministrada pelo Sr. Luciano Rodrigues da Silva Rosa, analista do Sebrae e especialista em finanças. Segundo ele, o endividamento da população brasileira, que na pré-pandemia já era o terceiro maior da história, aumentou ainda mais nos últimos meses. – “O brasileiro tem a cultura do endividamento, onde temos mais ações corretivas do que preventivas, gastando sempre 100% do seu orçamento, sem reservas para imprevistos, sejam negativos como uma doença, uma manutenção de veículo inesperada, ou para imprevistos positivos, como a possibilidade de um lazer.”

Na grande maioria dos casos, as pessoas não têm o costume de se pensar a longo prazo, com planos, metas e prazos estabelecidos, portanto, de acordo com Luciano, praticar uma análise do seu planejamento financeiro, ter metas bem estabelecidas e prazos para cumpri-las, é fundamental para atingir suas realizações financeiras pessoais e aumentam significativamente as chances de conseguir seus objetivos. – “Tudo o que não está sendo controlado está sendo desperdiçado.”

O Sebrae trouxe duas ferramentas que já são utilizadas no dia-a-dia corporativo e que também pode ser aplicado na vida pessoal: SMART e 5W2H. Para Luciano, não é preciso ser um especialista em matemática para fechar o mês no “azul”, mas é preciso ter muita disciplina e organização, seja para gerar economias para se conquistar sonhos, ou um planejamento de liquidação de dívidas. – “Uma sugestão de distribuição de recursos é disponibilizar 60% dos gastos com despesas fixas como água, energia e alimentação, 20% com despesas variáveis como lazer e vestuário e 20% de reservas ou pagamento de dívida, isto pode variar de família para família.” completou o palestrante.

A Diretora Financeira da DBTEC, Lilian Brito, falou sobre suas impressões e como esse tipo de treinamento pode agregar na vida pessoal de cada colaborador: -“O Sebrae nos trouxe, de uma forma muito leve, com uma linguagem de fácil aplicação e muito prática, um conteúdo que é tabu para muitas pessoas, tanto na dificuldade de se planejar, como na exposição do tema. Acredito que esse treinamento agregou demais a todos os colaboradores, com espaço para perguntas e dúvidas, possibilitando uma melhor análise pessoal, para quem quer guardar algum dinheiro, para se planejar na realização de sonhos ou para saldar dívidas. Agradeço o carinho de toda equipe do Sebrae de Guaratinguetá, em preparar esta manhã tão produtiva para nós!”

A importância do assunto vai muito além do controle financeiro para pagar as contas do dia-a-dia, também é um aliado na realização dos sonhos pessoais. A colaboradora Valéria contou como pretende utilizar o conteúdo passado na palestra: – “Essa palestra foi muito importante para mim, mostrou que, se tiver disciplina, é possível realizar alguns sonhos, como por exemplo, viajar com a família. Já vou começar a executar!”.

Eu acredito que vai ajudar muito na minha vida, me fez abrir os olhos para algumas coisas, pois sou um pouco impulsivo com meus gastos. Acho que a partir de agora preciso começar a planejar melhor o meu futuro.” Disse Márcio, outro colaborador da DBTEC.

A DBTEC é uma empresa que valoriza o colaborador, isso faz parte da sua história. Esse é também um compromisso com o cliente, que além de trabalhar com os melhores Painéis Elétricos, Sinalizadores de Obstáculos, Chicotes Elétricos e Serviços do mercado, se beneficia de um atendimento de excelência, realizado por profissionais capacitados e constantemente treinados para oferecer sempre a melhor solução.

DBTEC uma empresa que se orgulha pela jornada humanizada em constante evolução!

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes