+55 12 3642 9006

Todos os posts

Chaminé com 146m conta com um sistema de balizamento de altíssima tecnologia da DBTEC

Na última semana, a DBTEC realizou o comissionamento das balizas aeronáuticas que compõem o sistema de balizamento aéreo instalados em uma grande fábrica de celulose no interior do estado de São Paulo, a empresa que fica na cidade de Lençóis Paulista está em fase de obras para uma nova planta fabril.

Na obra que se iniciou no final de 2019, foi construída uma chaminé com 146 metros de altura e 18 metros de diâmetro, para comportar 3 dutos responsáveis pela vazão dos gases emitidos pelo processo produtivo da celulose. A empresa responsável pela obra, contou com a parceria da DBTEC para realizar todo o projeto do sistema de balizamento da chaminé. A grande responsabilidade para com a segurança e o alto nível de exigência para com o cumprimento de todas as normas aplicáveis, tornaram essa parceria ainda mais forte.

Para a sinalização de objetos com mais de 45 metros de altura, é fundamental estar alinhado e de acordo com todas as normas vigentes para diminuir qualquer risco de acidentes, no caso da chaminé, que chega próximo aos 150 metros de altura e 18 metros de diâmetro, foi necessário a instalação de 3 níveis de balizamento com 4 balizas em cada nível, conforme a exigência da norma.

No primeiro nível, a 45 metros de altura, foram instalados sinalizadores de Baixa Intensidade que operam durante a noite com uma luz fixa de 32 candelas na cor vermelha, no segundo nível a 90 metros de altura foram instalados sinalizadores de Média Intensidade que operam também durante a noite com uma luz piscante de 2.000 candelas na cor vermelha, já no terceiro nível, no topo da chaminé, foram instalados sinalizadores de Alta Intensidade que piscam durante a noite na cor vermelha de 20.000 candelas e durante o dia na cor branca de 200.000 candelas.

O diâmetro do topo da chaminé também tem influência na quantidade de sinalizadores instalados, para objetos entre 6 e 30 metros de diâmetro é necessário a instalação de pelo menos 4 sinalizadores. Além desses detalhes, todos os sinalizadores operam em sincronismo, piscando todos ao mesmo tempo.

Todos estes aspectos são fundamentais para ter um sistema de balizamento aeronáutico confiável e em acordo com as exigências das principais normas regulamentadoras do setor, a DBTEC possui mais de 20 anos no mercado de sinalização aérea e possui profissionais altamente capacitados para oferecer a melhor solução para um sistema de balizamento seguro.

Muitas empresas, engenharias e epecistas contam com a expertise DBTEC para dimensionar e/ou adequar os sistemas de sinalização aeronáutica de suas chaminés, caixas d`água ou outras estruturas verticais que existem em suas plantas e sites, pois sabem da importância e responsabilidade de possuírem estas sinalizações em conformidade com as normas brasileiras de aviação e segurança aeronáutica.

Conte com a confiabilidade DBTEC!

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes