+55 12 3642 9006

Todos os posts

As Usinas Hidrelétricas continuam impulsionando a maior parte da energia gerada no Brasil

Grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por Usinas Hidrelétricas, o país possui o terceiro maior potencial hidráulico do mundo (ficando atrás apenas de Rússia e China), isso porque o território brasileiro é rico em rios com grandes extensões que correm sobre planaltos e depressões.

A instalação de barragens para a construção das usinas iniciou-se no Brasil a partir do final do século XIX, mas foi após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que a adoção de usinas hidrelétricas passou a ser relevante na produção da energia brasileira.

O custo de investimento para a construção das usinas é bastante caro, por causa das obras de grande porte e principalmente para abastecer a Região Sudeste, por ser a mais industrializada é a que consome mais energia. O cenário atual mostra um impressionante crescimento da geração de Energia Eólica e um aumento significativo das Usinas Solares Fotovoltaicas no Brasil, mas a força das águas dos rios continua impulsionando a maior parte da energia gerada no país.

Hoje, a energia gerada pelas hidrelétricas corresponde a 90% do total da energia produzida no Brasil. A produção de energia elétrica para o território nacional é realizada através de dois grandes sistemas estruturais integrados, o sistema Sul-Sudeste-Centro-Oeste que corresponde a 65% da produção e o sistema Norte-Nordeste que corresponde aos outros 25%.

Desde 2010, a DBTEC participa de diversos projetos que alavancam a geração de energia hidrelétrica no país, Usinas como Itaipú, São Simão, Paulo Afonso, Belo Monte entre outras, já receberam Painéis Elétricos de grande porte que foram desenvolvidos especialmente para cada necessidade. Hoje a DBTEC está presente nas maiores Usinas Hidrelétricas do país, fornecendo Painéis Elétricos e Serviços de Manutenção com o mais alto nível de confiabilidade e segurança.

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes