+55 12 3642 9006

Todos os posts

A importância dos ensaios na fabricação de Cubículos de Média Tensão

A produção de Painéis Elétricos de Média Tensão no Brasil tem amadurecido bastante em relação a segurança dos equipamentos, cada vez mais os fabricantes e concessionárias tem buscado níveis mais altos de qualidade da operação e confiabilidade dos processos. Os ensaios e certificações são fundamentais para garantir que os equipamentos cumpram os requisitos normativos.

A realização dos ensaios e testes são importantes para atestar a qualidade e segurança dos equipamentos, mas também para que estes sejam aceitos pelos clientes mais exigentes, as concessionárias, por exemplo, têm uma série de recomendações e determinações para adquirir painéis e cubículos, essas regras variam de acordo com a aplicação e com cada concessionária. Os principais ensaios realizados em Cubículos de Média Tensão são os Ensaios de Tipo e os Ensaios de Rotina.

Os Ensaios de Tipo são testes que necessitem de uma infraestrutura mais específica, realizados em laboratórios certificados, que envolvem potências de ensaios mais elevadas, como ensaios de verificação de corrente suportável de curta duração, ensaio de arco devido à falha interna e ensaios de elevação de temperatura para valores elevados de corrente.

Já os Ensaios de Rotina podem ser realizados internamente pelas próprias fabricantes dos equipamentos, são destinados a verificar falhas de material ou de manuseio e garantir ao cliente o total funcionamento do equipamento. Os principais Ensaios de Rotina são:

· Ensaio de resistência de isolação

· Teste de tensão aplicada

· Teste de continuidade

· Teste funcional

· Teste mecânico

“Os ensaios têm justamente a função de avaliar qualquer alteração que o equipamento pode ter sofrido no processo produtivo, inclusive validar os pontos definidos em projeto, assim como distâncias de segurança entre partes vivas e pontos de escoamento e etc. Todos os ensaios discriminados na norma são relevantes para garantir o bom funcionamento de modo seguro de um Painel de Média Tensão, podendo resultar em equipamentos mais modernos, seguros, confiáveis e com preços mais reduzidos.” Disse o Engenheiro e responsável técnico pela parte de inspeções de Painéis Elétricos da DBTEC, José Carlos Prudente.

A DBTEC trabalha diariamente para garantir a total segurança dos Painéis Elétricos, todos os equipamentos produzidos passam por diversos testes e ensaios de rotina para assegurar a alta confiabilidade dos produtos e evitar riscos ao patrimônio e principalmente à vida das pessoas.

Seja também um parceiro da DBTEC!

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes