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A importância do Departamento de Compras para as estratégias de uma empresa

Dentro de uma organização, todos as atividades são essenciais para manter uma empresa funcionando, cada atividade conta com a sua particularidade, e assim, possuem seu grau de importância para a saúde financeira, o atendimento e a entrega de soluções confiáveis para o cliente.

Em especial, um desses departamentos possui uma posição estratégica dentro de uma negociação, esse é o Departamento de Compras e Suprimentos. Esse departamento é responsável pela aquisição, organização e planejamento de materiais para atender desde a operação, relacionamento e atendimento com os clientes, até a administração de toda uma cadeia integradora. Estamos falando de um processo dentro de uma organização, que além de agregar e apoiar a demanda dentro da cadeia, pode apresentar soluções ao mercado como um todo.

Ao realizar uma negociação é necessário buscar competividade. Adquirir o necessário para o funcionamento da empresa com o melhor custo, mediante ao que o negócio representa e determina, sem afetar as exigências da qualidade. Dentro de um negócio extremamente complexo, esta atuação é ainda mais ativa, onde além de manter a competividade, é preciso garantir o prazo da necessidade mediante a cada projeto, evidenciando e entregando a cada dia, mais e melhores soluções aos clientes.

Uma das grandes ferramentas e desafios de um departamento de compras eficiente, é realizar e cumprir de forma confiável e assertiva os prazos estipulados, ou seja, tudo deve ser comprado, transportado e produzido na hora exata, e para que isso funcione, é necessário trabalhar com profissionais competente, pessoas engajadas e com alguns indicadores para medir a eficiência, sem afetar as finanças e os prazos estipulados.

Comprar itens customizados ou especiais, onde é necessário não somente o time de compras, mas contar com departamentos técnicos, onde juntos, possam chegar ao resultado determinado, demanda maior planejamento e amplo domínio do negócio. É essencial contar com profissionais especializados, que estejam preparados para fazer as aquisições com excelência, mantendo alianças junto aos fornecedores, desenvolvendo diferenciais e, assim, ofertar a melhor solução de acordo com a necessidade do projeto e do cliente. Neste caso, a engenharia e a administração de materiais feito por departamentos como PCP e Almoxarifado, faz toda a diferença e é um ponto essencial na estratégia do negócio.

Outro ponto de atenção dentro do Departamento de Compras é perceber a importância do relacionamento e parceria junto os fornecedores, pois é através dessa relação de transparência que se faz a diferença, entregando não somente o produto ao cliente, e sim uma solução por completo.

A DBTEC conta com um time altamente engajado, na busca de atender e promover as soluções, envolvendo toda a cadeia, para fazer o ciclo do projeto se tornar rentável e satisfatório junto ao cliente final.

Para nós da DBTEC, é um grande desafio trabalhar com produtos customizados e “engenheirados” de acordo com as necessidades dos clientes, onde a intensidade, domínio e conhecimento do negócio são combustíveis para a nossa evolução, caminhando em parceria e encontrando sempre a melhor solução.

Por: Dioneli Ferraz, Diretora de Operações da DBTEC

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