+55 12 3642 9006

Todos os posts

A importância da Petrobrás no crescimento técnico das empresas de Infraestrutura

Atualizado: 28 de mai. de 2020

O começo dos anos 80 foi um período muito importante para o mercado de Engenharia de Serviços no Brasil, isso deve-se aos modelos inovadores implantados pela Petrobrás na execução de suas obras a partir deste período.

Apoiado em três pilares, SSMA, Planejamento e Qualidade Total, a Petrobrás revolucionou a forma de executar obras de grande porte, reduzindo riscos ao colaborador, entregando qualidade e cumprindo os prazos estipulados. Na minha visão de profissional com 40 anos de experiência na área de execução de obras de montagens eletromecânicas, podemos dizer que a implantação desses modelos pela Engenharia da Petrobrás foi um divisor de águas para o mercado.

A implantação da política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) possibilitou uma redução significativa no número de acidentes, aumentando a segurança no trabalho. A preocupação com o meio ambiente e com a saúde dos colaboradores também apresentaram excelentes índices de evolução num trabalho integrado.

Antes dessa implantação, obras de alto risco e prazo curto, como exemplo uma reforma de Alto Forno em Companhias Siderúrgicas, já tinham uma previsão estatística com um percentual considerável de acidentes graves e/ou fatais, hoje essa previsão não é mais abordada e o número de acidentes foi reduzido drasticamente.

Outro pilar que foi fundamental para a evolução das Obras e Serviços realizados pela Petrobrás é o Planejamento. O acompanhamento das obras através de softwares especializados, em geral o Project ou Primavera, começou a exigir uma performance muito mais eficiente das equipes de trabalho, levando a um nível muito maior de assertividade dos prazos e uma percepção antecipada de todos os caminhos críticos da obra.

Por fim, o nível extremo de criticidade e o conceito de Qualidade Total, elevou os padrões de qualidade final dos serviços e produtos. Os serviços entregues passaram a ter uma rastreabilidade desde o projeto, suprimentos, normas construtivas, qualificação e treinamento dos profissionais envolvidos até a execução do trabalho, as empresas tiveram que se estruturar melhor e passaram a criar um banco de dados próprios, a exemplo o banco de dados de homens horas para orçamentos, já que toda a literatura disponível para consulta era de fora do país.

Hoje podemos dizer que a Petrobrás deu uma enorme contribuição para a evolução da Engenharia de Serviços no Brasil, proporcionando uma grande evolução das Montadoras e permitindo que pudessem participar das grandes obras realizadas em nosso país a partir de então.

Tenho orgulho de estar trabalhando na DBTEC, empresa de Montagem de Painéis Elétricos e Serviços de Montagens Eletromecânicas Industrial, que já nasceu implantando essas práticas que o mercado exige.

Por:

Ivan Carneiro Lima

Diretor Técnico da DBTEC

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes