+55 12 3642 9006

Todos os posts

A importância da Manutenção Preventiva nas instalações industriais

Para garantir a confiabilidade e continuidade no funcionamento de máquinas e equipamentos na indústria, é necessário entender a necessidade da manutenção preventiva. Apesar de ainda ouvirmos dizer que manutenção é um custo para o processo, no caso de instalações elétricas, para que as manutenções sejam viabilizadas, é importante que se entenda que a manutenção não é custo, mas sim investimento.

A Manutenção Preventiva consiste em exercer o controle sobre o equipamento, de modo a reduzir a probabilidade de falhas ou a queda no desempenho, baseado em intervalos regulares de manutenção, ou seja, obedecendo a um plano previamente elaborado, diminuem as necessidades de se realizar Manutenções Corretivas.

A Manutenção Corretiva é todo trabalho de manutenção e reparo realizado em máquinas e equipamentos que estejam em falha para sanar essa falha. Quando a Manutenção Preventiva é tratada como investimento, a probabilidade de falhas diminui, assim é possível estabelecer projeções de continuidade e funcionamento dos ativos, tais como indicadores de tempo médio de falhas e tempo médio de reparo.

Portanto, investir em manutenção é vital para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa, já que garante o bom funcionamento do processo produtivo. A Manutenção Preventiva se torna essencial para a produção, visando a redução das manutenções corretivas, que são consideradas reativas, ou seja, realizadas apenas quando uma falha ocorre, e impactam diretamente na qualidade dos serviços prestados e elevam o custo operacional com peças e mão de obra.

Para entender melhor as necessidades de manutenção, é essencial explorar os conceitos de manutenção preventiva e entender que existem alguns modelos de manutenção focados em produtividade e confiabilidade, são eles:

· Manutenção Preventiva Periódica

O modelo de manutenção periódica conta com manutenções programadas em períodos definidos.

· Manutenção Preventiva Aperiódica

São aquelas que não respeitam uma periodicidade definida. Isso acontece devido às características do sistema e às oportunidades que a manutenção encontra no decorrer do tempo.

· Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva é a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de condição ou desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática.

Investir em soluções confiáveis é essencial para qualquer negócio, neste contexto a DBTEC dispõe de portfólio completo de serviços para manutenções preventivas e instalações elétricas industriais. Com grande know-how adquirido ao longo de 24 anos de história, a empresa oferece desde o estudo do melhor modelo de manutenção a ser aplicado, até a instalação e manutenção do ativo, ou seja, soluções completas para o negócio.

A DBTEC também oferece produtos customizados para o seu negócio, são Painéis Elétricos de Baixa e Média Tensão para as mais diferentes aplicações, tudo produzido com a certificação ISO9001 de Qualidade, a máxima segurança e de acordo com as principais normas regulamentadoras vigentes.

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes