+55 12 3642 9006

Todos os posts

A História dentro da História – Aparecido Francisco

A História dentro da História é um projeto para homenagear pessoas que fizeram e ainda fazem parte do sucesso da DBTEC ao longo desses 25 anos. Aparecido Francisco, o “Seu Cido”, integrante da equipe de Serviços, foi o primeiro escolhido para contar um pouco da história e compartilhar suas experiências nesses 7 anos de comprometimento com a empresa.

Quem é o “Seu Cido” e como você recebeu este convite para compartilhar a sua História dentro da História?

Eu sou nascido em Maringá no Paraná, cheguei em Pindamonhangaba com 10 anos e fiz toda minha vida aqui. Sou casado há 34 anos com a Ana Lúcia, tenho dois filhos, a Kênia e o Gabriel e ano passado nasceu meu primeiro netinho Anthony, o xodó da família.

Confesso que fiquei um pouco apreensivo com o convite, pois não estou acostumado com esse tipo de entrevista, mas estou muito feliz em poder participar deste momento especial da história da DBTEC. Meu sentimento é de gratidão e de dever cumprido até aqui.

Como foi sua trajetória na DBTEC até aqui?

Antes de entrar na DBTEC eu já tinha trabalhado em diversas áreas, desde operador de empilhadeira até mecânico de manutenção, e de uns 20 anos para cá eu consegui entrar na área de Elétrica a qual estou até hoje.

Eu cheguei na DBTEC em 2016 com 53 anos de idade, logo no meu primeiro dia já senti um jeito diferente da relação empresa/colaborador. A cultura do “Ótimo dia”, o carinho das pessoas, isso é diferente de todas as empresas que eu havia trabalhado. Lembro que logo no meu primeiro contato com as pessoas que trabalhavam aqui, já me senti especial. Cheguei para trabalhar em um projeto que duraria 40 dias, e estou até hoje. Lá se vão 7 anos! Sinto que hoje sou a mesma pessoa, mas com mais experiência. Como eu falo sempre para meus companheiros, enquanto eu puder ajudar estarei aqui sempre à disposição.

Trabalhar na DBTEC é muito prazeroso, a nossa equipe é muito unida e o serviço flui bem. Aqui criei grandes amizades, nós sabemos separar muito bem a hora das brincadeiras da hora de trabalhar com seriedade e comprometimento. Nós viajamos muito, já trabalhamos em diversos lugares do Brasil e na maioria das vezes ficamos longe da família por dias, até meses. Por muitos dias somos só nós e nossa equipe, então acabamos criando essa relação quase familiar entre nós, um apoiando o outro, sempre com muita conversa e respeito.

Nós tentamos sempre fazer o melhor serviço possível, sempre priorizando a segurança de todos, o diálogo entre colaborador e liderança é sempre muito franco, isso ajuda na comunicação e na execução do serviço. Quando chega algum colaborador novo para a nossa equipe, buscamos sempre conversar, tentamos passar a nossa experiência para que ele consiga se adaptar rápido ao serviço e a empresa. Se ele estiver disposto a colaborar, será sempre bem-vindo.

Um dos maiores desafios que enfrentei nesses 7 anos foi o serviço que realizamos em Tucuruí no estado do Pará, dentro da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, propriedade da Eletronorte, tendo como cliente direto a Voith. Um local muito úmido, com temperaturas que beiravam os 40°. Nesse serviço tínhamos que fazer o retrofit de todos os painéis das 24 turbinas da usina. No início foi muito difícil. Tínhamos 7 dias para realizar o serviço em cada turbina, mas conforme fomos aprendendo, nos tornamos mais eficientes, conseguimos diminuir este tempo e nas últimas turbinas conseguimos realizar o serviço com bem menos tempo. Foram mais de 2 meses de trabalhos e viagens desgastantes, mas que no final foi recompensador.

Se eu pudesse voltar no tempo, não faria nada de diferente. Sou muito feliz e realizado com o meu trabalho, tenho uma família linda que me apoia em todos os sentidos e hoje sou o avô mais feliz do mundo, meu netinho é tudo para mim. É por eles que eu acordo todos os dias com determinação e vontade de vencer.

O que você deseja para a DBTEC em 2023?

Desejo que a DBTEC continue prosperando, sempre buscando a melhoria contínua e novos desafios. Tenho muito a agradecer a essa empresa, espero que a DBTEC possa comemorar muitos e muitos anos mais!

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes