+55 12 3642 9006

Todos os posts

A geração de energias renováveis e a importância da eficiência energética

A dependência dos reservatórios das hidrelétricas, fonte de maior importância para a geração de energia do Brasil e a dívida bilionária das distribuidoras de energia elétrica, elevarão as contas de energia elétrica, que já são muito altas, para todos os segmentos da sociedade nos próximos meses. Sendo assim, a eficiência energética, que é a arte de usar a menor quantidade possível de energia para conseguir atender às nossas necessidades, ganha importância enorme e torna-se obrigatória nesse momento tão difícil de recuperação econômica.

Infelizmente, o Brasil não dá importância necessária para o assunto, e por isso não tem boa desenvoltura no quesito eficiência energética. Isso acontece por vários motivos e um dos mais fortes é que implantar ações de eficiência energética não é algo muito enraizado em nossa cultura, mesmo sabendo que os impactos desse desconhecimento sejam pesados.

Se existe um lugar ideal para o uso de energia limpa, este lugar é o Brasil. O potencial de energia renovável no País é imenso, em especial, com energia solar fotovoltaica, energia eólica e por meio de resíduos de biomassa.

Dessa maneira, temos tudo para mudar a nossa matriz energética, pois as fontes biomassa, eólica e fotovoltaica vêm se desenvolvendo de forma significativa, ganhando importância e abastecendo a matriz energética do País, que há pouco tempo era 85% oriunda de hidroelétricas de alto custo e arrebatador impacto ecológico.

Entre as formas de geração de energia elétrica de fonte renovável, está o projeto de implantação de energia solar fotovoltaica – onde é possível transformar a irradiação solar em energia elétrica através de painéis de silício, que têm uma durabilidade mínima de 25 anos, podendo até chegar aos 40 anos.

Existem três pontos da maior importância para tornar uma instalação energética mais eficiente, essas ações são fundamentais antes de se pensar em geração de energia renovável:

· Análise das Instalações – Eliminar os desperdícios

· Ações de Eficiência Energética – Gastar menos energia elétrica sem alterar conforto e segurança;

· Estudo do suprimento energético – Comprar melhor a energia elétrica da concessionária.

A economia com utilização de energias renováveis varia muito com as condições do clima, dimensões da usina geradora, investimento realizado e etc. Pode-se afirmar que as energias renováveis chegam a cortar até 90% dos gastos com a conta de energia elétrica de sua concessionária.

Pensando no maior aproveitamento dos recursos naturais do nosso país, a DBTEC implantou sua própria usina de geração de energia fotovoltaica na sua planta fabril em Pindamonhangaba, interior do estado de São Paulo. Em funcionamento há quase dois anos, a instalação rendeu uma economia de mais de 80% na conta de energia elétrica e aumentou a eficiência da produção de Painéis Elétricos, Sinalizadores de Obstáculos e na prestação de Serviços.

A DBTEC está em constante evolução, pensando sempre máxima confiabilidade e eficiência dos produtos!

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes