+55 12 3642 9006

Todos os posts

A Automatização de Subestações: uma revolução para o sistema e para sociedade

A automação de um sistema de distribuição de energia representa um grande avanço tanto para o processo, como para a sociedade. As subestações automatizadas, contam com protocolos e normas de comunicação que permitem não só a comunicação entre si, mas também a leitura e supervisão de todos os valores analógicos e digitais que constam no projeto de automação de uma subestação.

É importante que o processo seja conduzido ou implementado por empresas com know-how, não somente, em prestação de serviços, mas também no desenvolvimento de soluções em distribuição de energia em baixa e média tensão.

Para obter sucesso na automação de uma subestação de energia, é essencial que as atividades ocorram com qualidade e segurança. Ter qualidade no serviço passa por desenvolver soluções para melhor atender o sistema, tais como:

Entender o cliente;

Analisar a demanda e entender as necessidades do cliente para oferecer a solução mais eficiente e customizada para o seu processo.

Estudo da viabilidade técnica e financeira;

A transparência para com o cliente é essencial, por isso oferecer um serviço de estudo qualitativo da viabilidade técnica, buscando a solução mais eficaz e atender a saúde financeira do projeto, traz grandes benefícios ao cliente final.

Elaboração de projetos civil, elétrico e eletromecânico;

Etapa essencial para o sucesso do projeto, onde o know-how na área de manutenção da contratada faz toda a diferença para o cliente. Conhecer como o equipamento será mantido depois é imprescindível para projetar a modernização.

Estudos de curto-circuito e coordenação de seletividade;

Entender para melhor atender. Saber não só o nível de curto-circuito para elaborar ajustes, mas também a capacidade e as principais características dos equipamentos e sistemas para projetar um esquema de proteção ágil, seletivo e robusto, de forma a desligar o menor trecho defeituoso possível e permitir a reenergização rápida do sistema.

Obras civis, montagem eletromecânica e comissionamento;

A execução da obra é um dos momentos mais complexos de um processo de automação, é nesse momento que se apresentam os riscos de segurança e qualidade envolvidos no processo. Nessa fase, a experiência no negócio é primordial para que não haja nenhum tipo de evento envolvendo segurança do trabalho e desligamentos indevidos nos sistemas de distribuição.

No que diz respeito à qualidade, é inadmissível que em qualquer processo de melhoria do cliente haja prejuízo para a sua produção. Nos comissionamentos, a transposição de circuitos de disparos e novas ligações de proteção e controle oferecem grande potencial de desligamentos indevidos, para isso é importante, além de contar com avaliação periódica do time, contar com treinamentos e acompanhamentos dos profissionais.

Eficiência operacional;

A partir dos prognósticos que se fazem praticáveis com a automação, é possível elaborar planos de manutenção voltados aos equipamentos que apresentam comportamentos indevidos nos registros de operação.

Com os registros é possível identificar defeitos que ainda não geraram uma falha, sendo possível, assim, direcionar a manutenção. A automação de subestação permite que o processo se aproxime, cada vez mais, da manutenção centrada em confiabilidade, atuando da forma certa, no equipamento certo, no momento necessário.

Segurança;

A automação garante novos pontos de monitoramento para o sistema, permitindo assim, além da supervisão de grandezas elétricas, monitorar a saúde dos ativos de proteção, a partir de entradas digitais que sinalizam falhas internas, defeitos em sistemas de proteção e controle. A recusa de uma proteção por falha interna pode ser antecipada a partir de sinais de monitoramento no sistema supervisório, preservando a integridade dos equipamentos, sistema e instalações.

Supervisão e telecomando;

Esse é o fator primordial para a automação em subestações. Promover a supervisão remota em subestações para múltiplos pontos significa conhecer, em tempo real, toda condição operativa dos equipamentos, medição de grandezas elétricas, registros de eventos e videomonitoramento. Isso significa permitir uma resposta rápida para qualquer evento, sobretudo os que resultam em interrupções.

Prognósticos;

A possibilidade de análises prévias em eventos no sistema permite maior agilidade na pesquisa do problema, no atendimento e, consequentemente, no tempo médio de reparo no circuito defeituoso. Na prática, a capacidade de analisar eventos no sistema, a partir de seus valores analógicos e digitais, contribui diretamente para a agilidade no atendimento, consequentemente maior disponibilidade no fornecimento.

Confiabilidade no fornecimento de energia;

A possibilidade do restabelecimento de energia remoto permite que todos os desarmes, oriundos de defeitos transitórios, sejam restabelecidos. Isso representa, em algumas regiões, mais de 70% dos desarmes. Além disso, a capacidade de saber exatamente as condições do sistema permite à concessionária se preparar melhor para os atendimentos aos clientes críticos, como: Hospitais, Postos de saúde, Postos de vacinação, clientes que utilizam aparelhos médicos em casa e demais casos.

Segurança nas instalações;

As instalações elétricas, por sua natureza, oferecem risco à população, uma vez que são expostas e conduzem energia em baixa, média e alta tensão. Os dispositivos de proteção, alocados nas subestações, garantem que os circuitos, uma vez submetidos a um defeito externo, sejam desligados no tempo correto.

Os circuitos de proteção e controle das subestações automatizadas contam com relés de proteção digital, mais sofisticados e eficazes, quando comparados aos antigos relés eletromecânicos.

A DBTEC é uma empresa com quase 25 anos de mercado, Painéis Elétricos de Baixa e Média Tensão é um dos seus principais produtos. Em 2014, a empresa começou a fornecer também serviços de instalação e montagens eletromecânicas em grandes e diversos escopos, inclusive na área de energia, sendo geração e distribuição, além de manutenção e instalação eletromecânica industrial.

Conte com a Segurança e Confiabilidade DBTEC!

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes