+55 12 3642 9006

Todos os posts

A automação industrial é a principal estratégia da indústria para superar os desafios atuais

O cenário econômico tem sido desafiador desde o começo de 2020, os últimos dois anos apontaram a real necessidade de o setor industrial investir em soluções e tecnologias para superar os desafios da atualidade. Inovar é, mais do que nunca, a grande saída para driblar as adversidades.

O estímulo à inovação é ferramenta fundamental para agregar valor e fazer a indústria nacional tornar-se mais competitiva, e tem na automação industrial um de seus pilares. A automação industrial é o caminho para aumentar a eficiência operacional como um todo, podendo trazer vários benefícios para a indústria, tais como:

· Redução de custos;

· Flexibilização das linhas de produção;

· Melhora na qualidade das entregas;

· Criação de serviços e modelos de negócios mais aderentes e alinhados às novas demandas do mercado.

Segundo a pesquisa elaborada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), as indústrias que adotaram uma ou mais tecnologias de automação no processo de produção estão enfrentando melhor os desafios no contexto dos últimos anos, com aumento da produtividade, rentabilidade e até mesmo de seus quadros de funcionários durante o período.

Como em qualquer investimento, o projeto de automação industrial requer um planejamento financeiro e estratégico que deve apontar de forma consistente e segura um melhor resultado focado no ambiente do seu negócio e no valor operacional. Não se deve pensar apenas no curto prazo, esperando um retorno rápido do investimento, o investimento em automação industrial costuma render no médio e longo prazo, e o mais importante, de forma sustentável.

Vale ressaltar que cada segmento da indústria enfrenta seus próprios desafios, por isso a importância de cada empresa conhecer sobre seu processo de produção e assim buscar o que há de mais avançado e adequado para si próprio.

A automação industrial no Brasil ainda está em estágio inicial, muitas empresas estão em fase de implementação de seus projetos e mostra que o setor tem muito a crescer nos próximos anos. O Brasil ocupa a 57ª posição no Global Innovation Index 2021, entre 132 economias, quando subiu cinco posições e alcançou sua melhor classificação desde 2012, o que mostra uma perspectiva promissora para o crescimento da automação industrial no país.

Ano após ano a DBTEC vem intensificando as suas atividades no setor de automação industrial, com fornecimento de Painéis Elétricos e Serviços de Instalação, Manutenção e Montagens Eletromecânicas, a Inovação faz parte dos valores da empresa e a cada novo projeto a DBTEC desenvolve soluções que atendam todas as necessidades dos clientes, entregando a confiança e qualidade já reconhecida pelo mercado.

Conte com a Confiabilidade DBTEC!

Conteúdo do post

Sumário

Compartilhe

Posts recentes